Conheça os diferentes tipos de tomates e os mais utilizados nas receitas | COOPERURUBICI

Notícias

20
fev 2016
aHR0cDovL3d3dy5jbGlja2dyYXRpcy5jb20uYnIvZm90b3MtaW1hZ2Vucy90b21hdGUvYUhSMGNEb3ZMM2QzZHk1amJHbGphMmR5WVhScGN5NWpiMjB1WW5JdlptOTBiM010YVcxaFoyVnVjeTkwYjIxaGRHVXZZVWhTTUdORWIz

No Brasil, há diversos tipos de tomates para o consumo, cada um tem características próprias, que modificam todo o sabor de um prato quando adicionados no cardápio. Na região serrana você encontra com mais facilidade os tomates Longa Vida e Italiano que são plantados pelos agricultores.

Mas você sabia que cada um deles tem função diferente na hora de preparar os pratos?

Escolha o tomate de acordo com a sua receita: para saladas, molhos, espetinhos e até drinks. Desfrute de tudo que esse fruto pode oferecer.

Tomate Longa Vida – É o mais consumido no País. É um tomate mais aguado e amarelado, bom para salada, mas ruim para molhos, que tendem a ficar mais alaranjados e sem sabor.

Tomate caqui ou tomate gaúcho – Saboroso, grande e crocante. Este tipo de tomate é o melhor para saladas. Têm polpa grossa e três lóculos (cavidades onde ficam as sementes) ou mais. É um tipo que costuma ser graúdo, alguns chegam a pesar quase 500g.

Tomate holandês – Costuma ser vendido em bandejas com os ramos junto aos frutos. O ramo deve estar bem verde. Se estiver com um tom marrom não está bom para consumo. É um tomate mais adocicado e também fica uma delícia para salada.

Tomate Débora ou combate – É um curinga porque serve para fazer salada e molho. Também é muito indicado para fazer tomate seco.

Tomate italiano – Tem um formato alongado. É o melhor tomate para fazer molhos porque tem menos sementes e é bem mais carnudo. Também é ideal para fazer o drink Bloody Mary, já que seu suco é menos aguado e o sabor mais concentrado.

Tomate cereja – É um minitomate com bastante líquido e sabor bem refrescante. É ideal para saladas e também para fazer canapés e espetinhos.

Sweet grapes – Tem o formato parecido com o de uma uva, por isso o nome. É o tomate italiano em versão mini é mais adocicado e carnudo.

Dicas para aproveitar melhor o tomate: – Para retirar a casca: espete o tomate com um garfo de cabo de madeira e segure-o por alguns segundos sobre o fogo. Mantenha-o a certa distância para não queimá-lo e vá virando lentamente até começar a soltar a casca. Guarde os tomates sempre na gaveta para legumes da geladeira, mas antes lave e enxugue bem. Assim não mofa e pode ser conservado por até uma semana.  Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais rijo e fácil de ser cortado. Nunca congele o tomate in natura. Apenas o molho de tomate pode ser congelado.

Se quiser saber mais sobre tomates, entre em contato com nossos vendedores, eles estão pronto para atender você.

 

ONE COMMENT

  • Danilo

    31.07.2016 | Reply

    Gostaria muito de aprender a plantar e como cultivar todos os tipos de tomates

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *