Importância das hortaliças na alimentação | COOPERURUBICI

Notícias

29
mar 2016
feec08d8889be04065030606c74127eb

O segredo para manter-se saudável e livre de doenças é reforçar a imunidade com uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. É nesse equilíbrio do grupo alimentar, que as hortaliças cumprem um papel extremamente importante para nossa saúde.

É claro que a boa alimentação apenas não é a chave para uma vida longa e saudável, devendo fazer parte de um estilo de vida, que inclui exercícios regulares, evitar o tabagismo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas, administrar o stress, limitar a exposição a ambientes danosos à saúde, entre outros fatores.

Os legumes e as verduras, alimentos tão comuns no nosso dia a dia, pertencem ao grupo das hortaliças, que compreende todos os vegetais cultivados em horta, cujas partes são comestíveis como: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes. O consumo de hortaliças é de vital importância para a saúde, pois elas são ótimas fontes de fibras, vitaminas e sais minerais. São leves, de fácil digestão, auxiliam na saciedade, fornecem água e são pouco calóricas. As fibras alimentares são fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Já as vitaminas e minerais realizam papeis importantes em nosso corpo, como por exemplo, desempenham a ação antioxidante. Uma alimentação balanceada não tem unicamente a função de agradar ao nosso paladar, sua qualidade garante a ingestão de uma gama de nutrientes indispensáveis para atender às necessidades do nosso organismo.

Em Urubici o que não falta são hortaliças. A cidade é conhecida como a “Terra das hortaliças”, sendo o maior produtor catarinense com mais de 20 variedades, e uma produção de 74.000 toneladas anuais. Também se destaca pelo cultivo de maçã, especialmente com a variedade Gala, considerada a melhor de toda a região serrana. Mas é preciso muito cuidado com o manuseio, preparo e armazenamento desses alimentos. Lavar sempre em água corrente, verificar a data de validade e conservar sempre em lugar fresco ou na geladeira.

Essas são algumas medidas essenciais para se garantir um bom alimento à mesa, e uma boa saúde a você.

Quer saber mais sobre o cultivo de hortaliças na região serrana? Entre em contato conosco e receba orientações de excelentes profissionais.

Sorry no comment yet.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *