Dicas para ter uma vida mais sustentável! | COOPERURUBICI

Notícias

19
abr 2016
sustentabilidade

Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para o meio ambiente. O que todos nós queremos é deixar para nossos filhos e netos um planeta bonito, um lugar sem poluição, a salvo, com todas as suas espécies e diversidade. Com pequenas mudanças em nossa rotina, podemos conseguir sim, ter uma casa mais sustentável e ecológica e ajudar a cuidar e preservar o nosso planeta.

 

Que tal investir em sacolas de tecidos quando for ao mercado? Deste modo, você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido na sua casa.  E na hora de escolher os alimentos, prefira produtos naturais aos industrializados, sempre que possível. Para a fabricação de produtos, as indústrias consomem grandes quantidades de energia e jogam toneladas de CO2 na atmosfera. Produtos naturais já vêm prontos “de fábrica”, sem custos ambientais exorbitantes. Valorize o trabalho de cooperativas agrícolas e artesanais.

 

Em todo o Brasil e em Urubici, existem produtores de alimentos que se preocupam com a qualidade do alimento, seguindo as orientações dos agrônomos para não usar em excesso produtos químicos e respeitando o período de carência de cada um. Dessa forma tudo fica mais saudável, para quem consome e para quem produz.

 

Para decorar sua casa, visite lojas especializadas em artesanato regional. Há muitos artistas que trabalham com materiais naturais, reciclados ou reaproveitados. Também é importante fechar bem as torneiras e não usar além do tempo necessário a água em sua higiene pessoal e na hora de lavar a louça, além disso, a água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal ou frente de casa. Separe os objetos recicláveis dos não recicláveis. Nunca jogue nenhum tipo de lixo na rua, lugar de lixo é no lixo.

 

Troque as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes, elas ajudam a economizar energia e preservar o ambiente. Não deixe as lâmpadas acessas sem necessidade. Mantenha fora das tomadas os eletrodomésticos após usá-los, nunca deixando-os em stand by, pois neste modo continuam consumindo energia. Deixe sempre o carro em casa quando tiver que ir a lugar perto de sua casa, prefira ir caminhando ou de bicicleta, além de tudo é muito mais saudável.

 

Outra forma de ajudar é combinar com os amigos e fazer rodízio com os carros para ir ao trabalho, ou levar os filhos para escola ou passeio. Se isso não for possível use sempre que puder os transportes coletivos. Ensine seus filhos o quanto é importante cuidar da natureza e incentive seus vizinhos a terem os mesmos cuidados que você está tendo.

 

Sorry no comment yet.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *