Saiba como evitar a degradação da pastagem | COOPERURUBICI

Notícias

19
mai 2016
unidade-animal-por-hectare

Para garantir longevidade e produtividade de uma pastagem basta a adoção das boas práticas de manejo e evitar ações que danificam a planta e o solo. Em muitas fazendas a pastagem é a principal fonte de alimento para o gado, cavalo e outros animais. Um dos principais motivos da degradação das pastagens é o plantio de forrageiras não adaptadas ao clima e ao solo da propriedade, além do manejo incorreto.

Manejar corretamente as pastagens é sem dúvida o maior desafio enfrentado pelo produtor rural, devido ao tipo de solo, clima da região, época do ano, as características genéticas da planta, a taxa de lotação, o uso de insumos, como fertilizante e calcário e a estratégia de manejo de pastagem adotada na fazenda.

Outros fatores que também causam a deterioração das pastagens é superlotação de animais, uso excessivo de fogo, ausência de adubação e falha no controle de pragas, doenças e plantas invasoras. Por isso, os produtores rurais devem ficar atentos, pois é mais fácil e barato investir em precauções para conservar as pastagens a ter que recuperar estas áreas.

Para recuperar uma pastagem é preciso restabelecer a produção de forragem, mantendo a mesma espécie ou cultivar. A recuperação e a renovação indiretas envolvem cultivos agrícolas em diversas modalidades: integração lavoura-pastagem; integração lavoura-pecuária; integração lavoura-pecuária-floresta e integração pecuária-floresta.

Estes sistemas possuem muitas características favoráveis, com destaque para as seguintes:

•  Melhora a biologia do solo;

•  Reduz a incidência de pragas, doenças e plantas invasoras;

• Aumento da reciclagem de nutrientes no solo e eficiência de seu e extração pelas plantas;

•  Maior estabilidade dos agregados do solo;

•  Melhor infiltração da água das chuvas;

• Facilidade de conservação do solo (disponibilidade de maquinário);

• Facilidade de substituição da espécie forrageira em razão do uso intensivo de máquinas e de herbicidas seletivos na agricultura;

• Redução dos custos de renovação ou recuperação da pastagem.

Todas as vantagens são para benefício biológico do solo e ambiental da propriedade, ou seja, há redução de custos e maior produtividade da atividade. Quer saber mais?

Entre em contato com nossos Engenheiros Agrônomo, eles irão até sua propriedade para orientá-lo da melhor forma. [49]3278.4000 Cooperurubici, Plantando Confiança!

Sorry no comment yet.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *