Você sabe por que é tão importante usar EPI? | COOPERURUBICI

Notícias

5
set 2016
idafaplicaçãocorreta1

O EPI é o Equipamento de Proteção Individual que deve ser utilizado para sua proteção nas atividades que oferecem algum tipo de risco.

O EPI é a única forma que o trabalhador do campo tem para se prevenir contra intoxicações e acidentes que podem colocar sua vida em risco,  sua utilização é necessária em todas as etapas de uso dos defensivos agrícolas, desde o início do preparo até a limpeza dos equipamentos após a aplicação.

A maioria das propriedades agrícolas utilizam defensivos agrícolas a fim de melhorar sua produtividade. Os defensivos são importantes para proteger as plantas contra o ataque de pragas, doenças e plantas daninhas. Mas saiba que o contato direto com o produto pode ser perigoso à saúde. É por isso que devemos respeitar o período de carência indicado na bula de cada defensivo e acima de tudo, utilizar o EPI.

Os tipos de EPI´s utilizados podem variar dependendo da atividade e dos riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador. Confira alguns:

Luvas: é o equipamento mais importante, pois protege a parte do corpo com maior exposição, as mãos.

Respiradores ou máscaras: para evitar a absorção de substâncias tóxicas pelos pulmões.

Viseiras ou óculos: de material transparente para proteção dos olhos.

Jaleco e calças hidro-repelentes: obrigatoriamente de mangas longas, para proteção do tronco e membros superiores e inferiores.

Touca árabe: de tecido de algodão tratado com teflon.

Avental: de material impermeável deve ser adaptado na parte frontal do jaleco.

Botas impermeáveis: de cano longo não podendo ser de couro.

Drawing1

 

A utilização dos EPIs é obrigatório pelo Ministério do Trabalho e o aplicador poderá ser demitido por justa causa se não o usar tendo-o disponível. O empregador é obrigado por lei a fornecê-lo sob pena de multas e processos. Todo EPI deve conter o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho que garante a qualidade e aprovação do equipamento.

Fique atento à essas dicas e trabalhe com segurança e saúde.

Ainda não comprou seu EPI? Passe na Cooperurubici, lá você encontra todo o equipamento necessário para sua proteção e você ainda ajuda a APAE da cidade. A cada EPI vendido a Cooperurubici doa R$10,00 para a APAE.  Paraticipe, solidariedade e saúde andam lado a lado por aqui.

 

Sorry no comment yet.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *